A revista História Viva do mês de setembro de 2008 (edição 59) trás uma texto sobre o famoso grito de D. Pedro que simboliza (va) a independência do Brasil - A INVENÇÃO DO GRITO. O texto desmistifica a idéia que o processo de ruptura com a metrópole portuguesa esta ligado ao "ato heróico" do monarca brasileiro as margens do riacho do Ipiranga. Não existe na historiografia nenhuma informação (cartas, jornais, revistas, diários, etc) que a "cena" realmente existiu.
Esta visão sedimentada nas escolas e pela iconografia representada pelo quadro de Pedro Américo - O Grito do Ipiranga (1888) - não passa de uma exaltação da monarquia brasileira em um período de franca decadência, a pintura foi realizada um ano antes da Proclamação da República. Em tempos de crise é sempre bom encontrar deuses e ou heróis para tentar reverter a situação. Vale a pena conferir.
Você também pode ler sobre este mesmo assunto na Revista de História da Biblioteca Nacional de 01/11/2005 - A invenção do grito - Cecília Helena de Salles Oliveira - http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=769&pagina=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário